Com muito prazer o Programa de Pós-graduação em Justiça e Segurança da Universidade Federal Fluminense convida para a aula inaugural do ano de 2023 a ser realizada no dia 27 de abril (quinta-feira) às 14 horas no auditório do IAC/UFF (sala 10).

Na ocasião, receberemos o professor Piero de Camargo Leirner, professor do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos, mestre e doutor em Antropologia pela USP. A aula inaugural tem como título “A magia da urna: notas sobre eleições e guerras não convencionais” e contará com a mediação do professor Lenin Pires (PPGJS/UFF).

O professor Piero tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em antropologia da guerra e em sistemas hierárquicos; antropologia dos militares e antropologia política. Pesquisa e trabalha principalmente com os seguintes temas: guerra, militares, estado, hierarquia e individualismo. Desde 2013, também realiza pesquisa no alto rio Negro, sobre hierarquia em sistemas tukano e a relação “militares e índios”. Mais recentemente se dedica ao estudo de guerra híbrida, suas formas e aplicações no contexto brasileiro.